Ganhe Dinheiro Revendendo. 6 Dicas eficientes para te auxiliar a alcançar o sucesso

Revender produtos sempre foi e continuará sendo uma fantástica oportunidade de negócios para pequenos empreendedores que desejam obter uma renda extra. Quem nunca foi abordado em casa ou no trabalho por alguém interessado em oferecer algum produto?

Há muito tempo este tipo de trabalho completa a renda de milhares de empreendedores autônomos, e muitas vezes, somos surpreendidos por casos de pessoas que largou o emprego tradicional e tornou a atividade de revenda como fonte de renda principal.

É difícil começar a revender? A verdade é que nada na vida é difícil, tudo requer apenas dedicação e trabalho árduo para ser próspero. “Só colhe coisa boa quem planta coisa boa”, então para você colher bons frutos deverá ter paixão, e o sucesso será consequência.

Então vamos a lista de dicas que nossa equipe preparou para quem esta começando a revender produtos:

Defina o que vender

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Esta deve ser a primeira coisa a pensar. Desde o primeiro momento o(a) revendedor(a) deverá decidir o produto que irá oferecer aos seus clientes. O mercado está repleto de opções: Moda feminina, moda fitness, moda praia, calçados, bolsas, acessórios, maquiagens, perfumes, lingerie entre outros produtos.

Daí vem a dúvida: O QUE VENDER?

O pequeno empreendedor deverá analisar quem é seu público alvo (falaremos disso no próximo tópico), identificar os melhores fornecedores, os preços, a logística e manuseio de cada produto, o investimento inicial a ser realizado, a lucratividade e o tempo necessário para o retorno do capital investido.

Após responder essas perguntas, avance para o próximo tópico.

Defina para quem vender

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Quem é seu público alvo? Fazer a definição correta de seu público alvo é um dos principais pontos para a construção do sucesso de seu projeto. Isso porque, será com essa informação que você irá montar toda a sua estrutura de divulgação de produto e captação de clientes.

Definir de forma teórica o que público alvo não é difícil, uma vez que, o público alvo são pessoas que se identificam com o que você é ou fala, são pessoas interessadas no que você tem a oferecer. Então obrigatoriamente seu público alvo será o consumidor do seu produto, pois o comprador da sua mercadoria pode não ser quem vai consumir.

Algo mais detalhado que existe dentro do público alvo é um conceito chamado Persona que é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.

É comum que haja alguma confusão nos conceitos, mas uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são sinônimos.

Vamos a um exemplo prático:

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
  • Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Entendeu a diferença? Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

Então, mão na massa e avance para o próximo tópico.

Valide sua ideia

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Validar uma ideia nada mais é que testar se haverá interessados no produto ou serviço que você irá oferecer. Essa validação deve ser feita utilizando o mínimo investimento necessário.

Se você validar a sua ideia da forma correta, ou seja, provar que ela tem valor para além do papel no qual ela está rabiscada, o processo de iniciação vai deixar esse desafio bem mais fácil de ser vencido.

Tenha em mente a resposta de 5 etapas para verificar se sua ideia será viável e rentável:

  1. Quem será seu cliente? Você deverá ter a resposta desta pergunta se entendeu o tópico anterior.
  2. Qual problema você irá resolver pra ele? Entenda a dor real do seu cliente. Do que ele precisa? O que poderia tornar a vida dele mais fácil? Investigue, mapeie, seja criativo.
  3. Qual proposta de valor você entregará a ele? Que valor você leva para este grupo de clientes? Qual é a relevância deste valor para os clientes? Quais outras alternativas de mercado entregam valor semelhante?
  4. Qual a solução do problema? Como você vai resolver o problema do seu cliente? Como vai funcionar a sua solução? Quais são as funcionalidades do produto? Qual é o preço?
  5. Qual a dimensão do mercado?  Qual é o tamanho da oportunidade? É grande o suficiente para ser muito rentável? Para isso, pense no seu mercado total.

Uma forma prática para validar sua ideia é divulgar o produto que você irá vender para os clientes em potenciais que você já tem em mente. Essa divulgação pode ser feita através de redes sociais (Facebook, Instagram, Whastapp) ou realizando uma pequena compra e começar a apresentar o produto a esses clientes pessoalmente.

Defina a forma de divulgação

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A forma que você irá divulgar seus produtos será algo que vai ditar seu volume de vendas. Você pode fazer divulgação online (dentro da internet ou utilizando aplicativos) ou divulgação offline (utilizando técnicas de marketing tradicional)

Uma não exclui a outra, então é importante que o revendedor crie estratégias que se complementem para obter o maior número de vendas possível.

Abaixo temos 2 posts publicados pela nossa equipe que vão auxiliar você a alcançar essa etapa com êxito:

[DICA] Formas de Divulgar Seus Produtos Offline

[DICA] Formas de Divulgar Seus Produtos Online

Mão na massa!

Defina como vai receber suas vendas

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“Vender é fácil, díficil é receber.” Já ouvimos diversas vezes esta frase de vários revendedores iniciantes e até mesmo mais experientes. Alguns revendedores mais antigos tem costume de vender no chamado ‘boca-a-boca’,  promissória ou mais conhecido como fiado. Esta forma de vender às vezes trás muitas dores de cabeça, pois o que foi vendido nem sempre é recebido no prazo combinado e dificulta todo controle financeiro do revendedor.

Atualmente qualquer pessoa consegue receber cartões de crédito através de maquinetas mobile que diversas empresas vendem na internet. As mais conhecidas são a Moderninha, Payleven, SumUp, Redecard, MercadoPago entre outras.

Com maquineta em mãos é possível parcelar as vendas para seus clientes ema até 12x e receber o valor integral em até 2.

Nós da Brunet Elegance temos parceria com a Payleven onde nossos revendedores consegue comprar a maquineta com 5% de desconto e parcelar em até 12x.

Para finalizar este tópico temos 2 dicas:

Sempre que efetuar uma venda no ‘boca-a-boca’ entregue uma cliente de forma organizada as informações das peças adquiridas, valores individuais, valor total, data de pagamento e juros caso atrase a data. Mostrando a cliente seu profissionalismo e organização menor a chance de levar um calote.

Outra dica é a leitura do nosso post:  [DICA] 10 Formas para se livrar do Calote

Crie o hábito de prospectar novos clientes

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Esta talvez seja a DICA DE OURO que serve para quem deseja dar os primeiros passos na atividade de Revenda ou para aqueles que já vem revendendo produtos há alguns tempos.

A prospecção de clientes pode ser vista como o processo de conquista de novos negócios ou uma forma de conseguir mais vendas. Prospectar também significa divulgar seu produto, pois quanto mais seu produto fica conhecido, mais fácil é fixar o nome e vendê-lo.

O sucesso de qualquer negócio depende do volume de vendas que é gerado para ele. Por isto o revendedor deve estar sempre em busca de novos clientes.

Se o revendedor possui uma lista de 100 clientes para divulgar e no mês de janeiro ele vendeu 1 peça para cada pessoa, em fevereiro será difícil vender para esses mesmos 100 clientes, não acha?

Para não acontecer de ouvir os clientes dizer: “Esse mês não vou comprar nada, pois mês passado já comprei”, o revendedor deve ter o costume de sempre ter novos clientes em sua base de contatos.

Desenvolva uma forma de prospectar novos clientes e tenha controle total dessa lista. Para facilitar seu trabalho vou compartilhar um post desenvolvido pela nossa equipe:  [DICA] Como ampliar sua carteira de clientes

Gostou das dicas? Já tem colocado alguma delas em prática? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Conta aqui nos comentários.

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Acesse uma apresentação completa da Brunet Elegance em -> info.brunetelegance.com.br/revendabrunetelegance

Um comentário em “Ganhe Dinheiro Revendendo. 6 Dicas eficientes para te auxiliar a alcançar o sucesso

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