[DICA] Como vender mais e melhor

Vender é uma das atividades mais importantes de qualquer negócio (quiça a mais importante)esta importância se dá devido a operação de venda ser a provedora de receita (entrada de dinheiro) para o negócio ser rentável e viável.

“Uma empresa que não vende quebra!” Esta afirmação foi feita por Flávio Augusto, empreendedor brasileiro, é uma frase que mostra que vender é a base  de um projeto de sucesso.

 “O empreendedor precisa mostrar que conhece e confia no que vende e passar isso para os outros”, diz Luiz Cláudio Gomes, especialista em vendas para matéria da revista Exame. Conhecer o mercado em que atua, as tendências de consumo dos clientes, segmentar a clientela e direcionar esforços de forma eficaz  e utilizar técnicas de vendas eficientes são formas que bons vendedores encontram para facilitar e ter resultados satisfatórios em suas vendas.

download

Veja a seguir cinco dicas preciosas para vender mais e melhor em qualquer segmento ou mercado de atuação:

  • Estabeleça por escrito seus objetivos em vendas

Qual seu objetivo de venda? Quanto você deseja ganhar? Qual sua meta? Todo vendedor deve ter todos objetivos claros, isso facilita o planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Trace suas metas e quanto você quer vender por mês, semana ou dia e posteriormente acompanhe se os resultados estão sendo alcançados.

  • Conheça bem o produto que esteja vendendo

Vai vender Calçado Feminino? Jóias? Roupas?  Procure saber de qual material é feito, suas especificações e tendências da moda. Um bom vendedor deve estar preparado para qualquer questionamento do cliente. Ser pego de surpresa e/ou não ter a resposta para o cliente não passará uma boa impressão, então busque sempre informações sobre o mercado, especificações do produto e qualquer outra informação importante sobre o que você está vendendo que será um ponto positivo para melhorar suas vendas.

  • Entenda verdadeiramente as necessidades do cliente

Pegando gancho no último exemplo, vai vender calçado feminino? Não venda salto alto para quem tem problema de coluna! Entenda qual necessidade do seu cliente e ofereça o que realmente é melhor pra ele.  Existe um termo chamado Venda Consultiva (este é assunto para outro post), basicamente é quando o vendedor atua como aliado do consumidor. Essa é uma postura que faz toda diferença no processo de venda, pois não adianta vender algo que não vai resolver o problema do cliente.

  • Demonstre alegria verdadeira e satisfação em atender seu cliente

Lembre-se, o cliente é que paga suas contas do final do mês. Sabe aquela viagem que você pretende fazer final de ano? Pois é, o cliente que vai te ajudar a pagar a cada compra que ele faz com você. Então a alegria em atender seu cliente deve ser a mesma alegria de quando você vê seu saldo bancário positivo ou a alegria de quando você embarca para aquela viagem tão esperada. Oferecer um atendimento personalizado, chamar o cliente pelo nome, saber quais são suas preferências, esses são alguns fatores que fazem o cliente se sentir especial.

  • Efetive parcerias estratégicas

Ter parcerias que possibilitem prospectar mais clientes consequentemente auxilia o fluxo de vendas e obter melhores resultados. Busque parceiros que possam te auxiliar a vender e a te trazer novos clientes. Por exemplo, um salão de beleza que ofereça 10% de desconto nos serviços a clientes que compre 2 produtos com você, e para retribuir você oferece 10% de desconto em seus produtos aos clientes que venham através de indicação do salão de beleza. Uma campanha como essa com custo quase zero pode beneficiar as duas partes e ser replicada em diversos locais.

Para ser um bom profissional de vendas estas são dicas básicas a serem seguidas. Os clientes não aceitarão menos que isso!

Você tem outras dicas para melhorar as vendas? Deixe nos comentários que podem ser assunto de outros posts. 

Um comentário em “[DICA] Como vender mais e melhor

  1. Aline santos Responder

    Olá boa noite gostaria que vcs vende se mais saltinho Ana bela vende muito nao muito alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *