[DICA] Formas de Divulgar Seus Produtos Online

Muitos donos de pequenos negócios, vendedores e até mesmo grandes empresas pensam que divulgar seus produtos é como ir ao dentista: algo que você só precisa fazer a cada seis meses. Mas, quando a divulgação é contínua e focada, as vendas ficam mais fáceis e mais clientes aparecem.

Se os possíveis clientes tiverem uma visão positiva dos seus produtos e da sua reputação antes de você ligar para eles ou antes de eles começarem a comprar, você tem muito mais chances de fechar uma venda.

Trabalhar a divulgação dos produtos que você vende é essencial para melhorar seus resultados e conseguir alcançar de forma mais fácil suas metas estipuladas.

Pensando nisso, nossa equipe preparou este post com dicas para você conseguir fazer uma publicidade online eficiente para seu negócio utilizando poucos recursos.

Online (Na Internet)

Escolha as mídias (redes sociais) que seus clientes utilizam

Com o crescimento da internet e diversas redes sociais, às vezes o pequeno empreendedor tem dificuldade de escolher qual melhor canal de comunicação para atender seus clientes.

O ideal é sempre ele definir quem são seus clientes e onde eles navegam pela internet. Não adianta fazer divulgação no Twitter se seus clientes só utiliza Facebook, seus esforços não vão trazer bons resultados.

Atualmente as melhores redes sociais para ter uma boa divulgação no público de moda, calçados e acessórios ainda são o:

Facebook – Uma plataforma online com mais de 1,5 bilhão de usuários de todas as idades e classes sociais, sendo 99 milhões de brasileiros (2º país do mundo em número de cadastrados).

Whatsapp – São mais de 50 milhões de usuários no Brasil.

Instagram – Com fácil alcance orgânico é um aplicativo que consegue dar um bom retorno de clientes. Confira nosso post sobre Como Ganhar Seguidores no Instagram e Melhorar suas Vendas.

Crie uma lista segmentada

Após definir em quais redes sociais você vai fazer a divulgação e prospectar novos clientes é necessário segmentar sua base de clientes de acordo com interesses e características.

Por exemplo, você trabalha com venda direta (venda porta-a-porta) e vende diversos produtos (moda feminina, maquiagem, calçados entre outros) e para diversos tipos de clientes (adolescentes, evangélicas, mulheres adultas e etc). É interessante que você faça um segmentação de acordo os gostos ou estilo de consumo de cada grupo.

Não é interessante você divulgar um vestido mais sensual e decotado para senhoras evangélicas ou um calçado tamanho 35 para um cliente que calce tamanho 39. Agindo desta forma parece que você não se interessa em conhecer o gosto da cliente e  não passará uma boa impressão.

Crie uma programação de postagem

Já definiu as mídias sociais que vai se relacionar com seus clientes e conseguiu segmentar sua lista de clientes? Então agora é a hora de criar uma programação de postagem.

As publicações realizadas na página devem seguir algumas estratégias para que aquilo que se publica desperte o interesse do usuário e de sua rede de amigos, afinal de contas, o Facebook é a famosa propaganda boca a boca do mundo digital.

O ideal é que você crie uma programação de tudo que vai postar. Por exemplo: Vai trabalhar com a revenda de calçados femininos?

  • Na segunda-feira faça uma postagem pela manhã de uma sapatilha e no final da tarde poste uma rasteira.
  • Na terça-feira pela manhã divulgue uma foto de salto alto e no horário da noite poste uma sandália.

Criando uma agenda de postagens seus clientes vão vê cada produto com mais detalhes e não vão ser bombardeados de uma vez só.

Não poste tudo de uma vez

Você tem um catálogo de 50 produtos e em apenas 1 dia faz a postagem de todo esse material? Se você faz isso saiba que pode comprometer negativamente bastante suas vendas.

Conforme dito em outra dica, os clientes gostam de analisar os produtos com detalhe. Andando de mãos dadas com a programação de postagem segue a regra de não postar tudo de uma só vez.

Você deve intercalar suas postagens, não divulgar imagens com várias montagens e o mais importante não misturar categorias de produtos.

Boa aparência atrai vendas

É desejável que a página de vendas ou rede social onde você está vendendo seus produtos tenha uma boa aparência. Evite usar muitas informações e montagens. Tenha um padrão de postagem e cuidado para não exagerar no tamanho das fontes. Destaque apenas o que é realmente informação importante.

Tenha fotos de qualidade dos seus produtos, prepare um bom texto que seu público crie engajamento. Uma página de vendas com boa aparência traz credibilidade, e credibilidade atrai vendas.

Crie ou divulgue conteúdo relevante

Muitos vendedores acreditam que basta criar uma página no Facebook para divulgar seus produtos, fazer publicações e compartilhar frases motivacionais que está tudo certo. Mas logo descobrem que esse tipo de conteúdo não está gerando interação alguma e pior, percebem que andam falando sozinhos.

Compartilhar conteúdo do interesse dos seus clientes é um gancho para oferecer um produto relacionado. A dica principal antes de postar um conteúdo é se perguntar “esse conteúdo é relevante para meu público?”, assim as publicações se tornam muito mais interessantes.

Por exemplo: Uma vendedora de moda feminina (vestidos, macaquitos e etc) adquiriu para revender 5 peças com estampa animal print. Ao invés de divulgar as fotos dos modelos para suas clientes o ideal é que ela pesquisasse algum post em blog de moda conceituado que diga que esse estilo é tendência, então um dia antes de postar os modelos ela compartilha com as clientes um post “É O BICHO! ANIMAL PRINT, A TENDÊNCIA QUE NUNCA SAI DA MODA”

Mostrando um conteúdo diretamente relacionado e posteriormente postando as peças que são tendências as clientes vão se interessar mais em comprar, pois serão objetos de desejos.

Encontrar material relevante para o seu público pode não ser fácil e produzir este conteúdo é mais difícil ainda. Mas sempre é bom separar um tempinho para realizar essas pesquisas que com certeza trará ótimos resultados em um futuro próximo.

Não seja chato

Não importune seus clientes! Está é uma regra que todo manual do vendedor deveria ter. O cliente compartilhou o contato dele com você para receber novidades e não para você enviar correntes e virais da internet.

Estabeleça horários de atendimento e não envie mensagens de promoções às 22h de um sábado, a chance de sua campanha ir por água abaixo é grande.

O cliente não comprou aquele combo de hidratante + sabonete ? Não fique no pé dele oferecendo durante a semana toda.

O bom vendedor passa as informações de forma clara e se coloca a disposição do cliente em caso de dúvidas. Com certeza se você prestar um bom atendimento o cliente fará contato para efetuar a compra.

Você utiliza outras técnicas de divulgação ou tem algo para nos contar? Deixe sua mensagem nos comentários.

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