[DICA] Formas de Divulgar Seus Produtos Offline

Para dar segmento ao nosso último post [DICA] Formas de Divulgar Seus Produtos Online e atendendo os diversos pedidos nos nossos seguidores e clientes, nossa equipe produziu um novo artigo com algumas dicas e formas de divulgar produtos offline (fora da internet).

Com o surgimento da Internet as empresas passaram a utilizar novas ferramentas como forma adicional de divulgação de suas marcas. Porém, hoje em dia, muitas empresas e donos de pequenos negócios gastam mais recursos em ações online do que offline.

Ações de divulgação Online e Offline devem andar de mãos dadas na mesma via, pois uma complementa a outra e facilita aumentar o alcance de clientes e consequentemente melhorar os resultados de vendas.

Neste artigo você irá aprender como conquistar mais seu público alvo fora do meio digital sem gastar muito dinheiro. Somando essas ações offline com as ações online de marketing, sua empresa e seus produtos estaram sempre presente na mente de seus clientes.

Offline (Fora da Internet)

Trabalhar a divulgação dentro e fora da internet requer paciência e dedicação, os resultados não são colhidos do dia para noite, mas em pouco tempo é possível ter ótimos frutos.

Existe um processo chamado Funil de Vendas, que nada mais é que um processo que acompanha todo o ciclo de vendas e permite identificar o que acontece em cada etapa. O funil é muito importante para atrair potenciais clientes e transformá-los em reais compradores. (este será assunto detalhado em outro post).

Basicamente o que deve ser feito neste funil, é colocar a maior quantidade de clientes em potenciais para no final ter o maior numero de vendas, conforme exemplo abaixo:

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A conta é simples! É mais fácil vender 50 peças por mês caso sua base de clientes tenha 500 contatos, do que vender a mesma quantia de vendas com uma base com apenas 100 contatos.

As dicas abaixo aliadas as estratégias contidas em nosso último post  [DICA] Formas de Divulgar Seus Produtos Online faram com que a quantidade de cliente inserida em seu funil seja de qualidade e proporcione vendas eficientes. Então vamos lá:

Tenha cartões de visita

Parece incrível, mas atualmente diversos empreendedores não possuem um simples cartão de visita. Apesar de ser uma das formas mais antigas e tradicionais de divulgação muitos vendedores não dão o devido valor a esse item. Mil unidades de cartões de visitas custam, em média, R$ 90,00 e qualquer gráfica estará apta para lhe prestar esse serviço.

Não tenha pena de distribuir seus cartões de visita! caso esteja aguardando uma consulta médica entregue cartões a recepcionista, outras pacientes do local e até ao próprio médico. Um bom vendedor está sempre aumentando sua base de clientes em potenciais.

Você pode criar uma página na internet e adicionar o link em seu cartão de visita para os clientes conferir seus produtos de forma prática (aí está a junção da divulgação online e offline).

Crie uma campanha de indicação

Um programa de indicação bem executado poderá expandir seu alcance de marketing, aumentar sua lista de contatos e gerar mais receita.

As vezes você pode ter uma base pequena de clientes, conhecer poucas pessoas para que possa vender seus produtos, mas tenho certeza que seus clientes tem outros amigos e esses outros amigos tem outros amigos.

Uma campanha de indicação baseada da seguinte forma: “Indique 5 amigos e a cada compra deles efetuada ganhe 5% de desconto na sua próxima compra.

O que você está fazendo é adicionando novos contatos em sua base de clientes e garantindo uma nova compra do indicador para usufruir o desconto concedido. E o melhor de tudo, uma ação deste tipo o custo é praticamente ZERO!

Tenha ofertas promocionais

Todo mundo gosta de ganhar um desconto e comprar algum item em promoção, isto é um fato! Então sempre tente ter ofertas promocionais de seus produtos para poder conquistar seus clientes.

Se você já notou, em toda campanha da Natura tem uma categoria com itens em promoção e às vezes é a primeira página que o cliente confere ao abrir a revista.

Sempre tenha peças de entrada ou de complemento com valor mais baixo para agregar as compras de seus clientes e aumentar o seu ticket médio de vendas. Por exemplo:

O cliente vai comprar uma peça com você de R$ 70,00 caso você tenha uma peça de R$ 40,00 agregue a compra do cliente e conceda desconto de R$ 10,00… o total da venda será de R$ 100,00. Você deixará de ganhar na peça mais barata, mas garantiu a venda de dois itens.

quer ser uma revendedora?

 

Participe ou Promova Eventos e Feiras

Bazar, feiras de moda, eventos de divulgação, reunião de clientes, chá da tarde, café da manhã, tarde de maquiagem, mini-cursos e treinamentos são eventos que você pode participar ou promover para divulgar seus produtos e aumentar suas vendas.

São eventos com baixo custo para promover e geralmente (quando bem feito) tem um ótimo resultado. Quando o volume de vendas não é imediato (no mesmo dia do evento) esses tipos de ações tendem a dar frutos no futuro próximo.

Sempre busque eventos onde seu público alvo frequenta, não é interessante montar um stand em uma feira de noivas se você só trabalha com sapatilhas, mesmo que o fluxo de mulheres no evento seja grande elas estão lá com outro foco de compra.

Uma dica é fazer parceria com salões de beleza, academias, clinicas de estética e etc. e fazer uma semana inteira de divulgação nesses locais. Desta forma será possível captar diversos clientes em potenciais para preencher seu funil de vendas, e quando bem trabalhado trazer ótimos resultados em vendas.

Ofereça Brindes aos Seus Clientes

Quem nunca recebeu um calendário e uma caneta de um fornecedor no final de ano atire a primeira pedra. Apesar de parecer algo muito comum, você deve utilizar os brindes para surpreender seu cliente. Fuja do tradicional calendário com caneta e busque, junto aos fornecedores de brindes, as últimas inovações do mercado.

Pense em algo que será realmente útil para seu cliente e que tenha a ver com a atividade da sua empresa. Não adiante dar um pendrive de brinde se sua empresa é um restaurante.

Nem sempre os brindes mais caros são os mais eficazes. A palavra chave para agradar seus clientes com brindes é: novidade. Dê algo útil e inusitado e captará a atenção das pessoas e possivelmente uma volta rápida as compras.

Conclusão

É difícil exercer alguma dessas formas de divulgação? Talvez, mas você só vai saber exatamente se tentar. O segredo é ter criatividade e sensibilidade para perceber qual a melhor alternativa para seu negócio.

Estratégias de marketing digital e offline assim como tudo na vida não vão durar para sempre. Você deve se manter a par das novas tendências e novas estratégias para investir. No mundo de hoje, as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido e por isso as empresas devem sempre se atualizar. Não fique preso a uma estratégia que funcionou bem no passado e hoje já não traz os mesmos resultados. O marketing online e o marketing offline estão em constante evolução, assim como sua empresa.

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4 comentários em “[DICA] Formas de Divulgar Seus Produtos Offline

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