[DICA] Como ampliar sua carteira de clientes

Ampliar a carteira de cliente é sinônimo de aumentar as receitas com vendas, pois quanto mais clientes você oferecer seus produtos maiores as chances de uma venda ser concretizada.

Se você for como a maioria dos grandes vendedores, gestores comerciais ou empreendedores, certamente vai querer sempre aumentar sua carteira de cliente para obter melhores resultados. Neste post vamos mostrar o que você deve fazer para ter este aumento.

financeiro2
Atrair mais clientes é sinônimo de vender mais e consequentemente ganhar mais dinheiro…rsrs

Nossa equipe listou 5 dicas úteis de como aumentar consideravelmente sua base de clientes, então leia com atenção, entenda e aplique no seu negócio:

1) Pesquise seu mercado

É extremamente importante entender o que faz com que seus clientes comprem com você. O que seu cliente quer? Como ele quer ser atendido? Qual desejo dele você esta atendendo? Quais diferenciais você precisa ter para solucionar o problema dele? Quem é sua persona?

Respondendo estas perguntas você já tem meio caminho andado para entender seu mercado de atuação e quais características você precisa para ter mais sucesso.

Se você revende calçado feminino precisa estar antenado(a) nas tendências de mercado, melhores materiais utilizados na produção, quais modelos oferecem maior conforto e etc. Em sua jornada de vendedor(a) você encontrará clientes com diversos perfis, desde aquele que só quer comprar uma rasteira para usar no final de semana, como aquele cliente mais detalhista que irá testar seus conhecimentos, e é sempre bom estar preparado(a) nesta hora.

2) Definir e aplicar um roteiro de vendas / jornada de compra

Como funciona a venda? “Preparar, apontar e fogo?”. Nem sempre é assim. É preciso um grande preparo e um direcionamento. Apenas abordar um cliente e oferecer seu produto pode não ser a melhor forma de fechar uma venda.

Para falarmos sobre roteiros de venda ou jornada de compra, você precisa entender o passo-a-passo do processo que deve ser adotado, este processo pode ser feito em alguns minutos, ou levar semanas, dependendo do produto que você esteja oferecendo:

A jornada de compra é o caminho que um determinado perfil de comprador percorre antes de comprar. São etapas que todos os compradores passam, na maioria das vezes sem nem mesmo saber que estão passando por elas.

Ao entender a jornada de compras do seu cliente, você sabe que tipo de informação é mais importante para ele e o momento em que essa informação é mais importante. A conversa fica muito melhor, já que ele tem as informações no momento certo.

Esta jornada pode ser dividida em 4 etapas:

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta – Esta é a primeira etapa do processo de compras. Nessa etapa o comprador ainda não sabe muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio. O objetivo nessa etapa é despertar o interesse dele por algum assunto e fazer ele perceber que tem um problema ou uma boa oportunidade de negócio.

Etapa 2 – Reconhecimento do problema – Nesta etapa o comprador identifica que tem um problema/oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre esse problema e por possíveis soluções.

Ziel erreichen - von A nach B
Traçar uma jornada de compra do seu cliente é o modo mais fácil de saber como fazer uma abordagem da forma correta.

Etapa 3 – Consideração da solução – Nesta etapa o comprador já identificou algumas possíveis soluções para resolver aquele problemae começa a avaliar as alternativas para solucionar aquele problema. Nesta etapa é importanteconseguir criar um senso de urgência grande. Caso contrário, o comprador vai identificar que tem uma solução para o problema dele, mas não vai se empenhar tanto assim para resolver o problema.

Etapa 4 – Decisão de compra – Nesta última etapa, o comprador já está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é melhor para seu contexto. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.

Com as etapas bem definidas é possível identificar em qual parte da venda esta ocorrendo falhas e podem ser melhoradas.

3) Desenvolva seu diferencial – Não seja apenas mais um

O seu diferencial único é aquilo que seus concorrentes não podem copiar. E aquilo que faz as pessoas comprarem de você.

É justamente aqui que seus clientes realmente enxergam valor no que você faz, e entendem porque vale a pena contratar a sua empresa. Você pode ter vários diferenciais únicos para cada segmento de sua base de clientes.

Bons diferenciais podem simplesmente funcionar revendo a maneira de fazer negócios e enfatizar alguns aspectos do que você já faz, ou de pensar em uma maneira diferente sobre o que você já faz.

Por exemplo, se você estiver no negócio de Atacado de Moda Feminina e consegue oferecer novidades semanais com estampas exclusivas a suas clientes e possibilidade de lucro de 100% as suas revendedoras, pode fazer uma grande diferença nas outras lojas que atendem em sua área de cobertura.

Pense em como completar essa frase: “as pessoas compram de mim porque eu sou a única empresa que…”.

Se você pode responder essa frase, então você já sabe qual o seu diferencial único. Se não for possível, então precisa pensar nisso.

4) Comunique-se e use a tecnologia a seu favor

Se comunicar com seus clientes é a melhor maneira de reter eles em sua base e também uma ótima forma de aumentar sua carteira de clientes. Lembre-se, seus clientes conhecem outros clientes, e esses outros clientes conhecem outros clientes. Então definir campanhas de indicações pode ser uma baita ideia para ganhar mais clientes em potenciais.

A tecnologia oferece diversas formas de interagir com seus clientes. São diversos aplicativos e redes sociais que estão a disposição para facilitar a comunicação e criar um canal de relacionamento e vendas fantástico. São eles:

Instagram – leia o post: Como Ganhar Seguidores no Instagram e Melhorar

Whatsapp – Acesse o e-book grátis: Whatsapp Para Vendas – Dicas de Como Vender Através do Aplicativo 

Facebook, Youtube, Linkedin, Snapchat e entre outros. Você deve identificar em qual local seu público alvo esta presente e criar uma estratégia de divulgação nele. Desta forma você será visto e será lembrado.

E Também não esqueça de fazer campanhas offline, bem feitas elas são bem assertivas e trazem ótimos resultados.

Leia também: Formas de Divulgar Seus Produtos Offline

5) Capacite-se para vender mais

Aprender nunca é demais. Já dizia o ditado: “O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para alcançá-lo.”

Um bom vendedor deve conhecer técnicas de vendas, deve saber a melhor forma de abordar seus clientes, conhecer as melhores práticas de marketing do seu setor, saber prospectar e deve definir estratégias que auxilie nas negociações.

Para facilitar nossa equipe preparou uma lista com 6 Cursos de Vendas Online e Grátis. Para fazer o download basta clicar no link abaixo:

Untitled 1
Clique aqui e faça o download da lista com 6 Cursos de Vendas Online e Grátis.

Está pronto(a) para aumentar sua carteira de clientes? Agora que você já sabe o que é preciso para ampliar a sua base, sabe que precisa criar um comportamento para ser mais atraente para os clientes, bem como saber abordar e prospectar.

Gostou das dicas? Deixe sua mensagem nos comentários.

Um comentário em “[DICA] Como ampliar sua carteira de clientes

  1. Pingback:Guia Completo Para Começar a Revender Produtos ou Melhorar Seus Resultados de Revendedor(a) ? 6 Dicas Eficientes Para te Auxiliar a Alcançar o Sucesso – Um Para Duas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *