8 Passos para criar um negócio de sucesso e se tornar sua própria chefe

Entre os maiores sonhos de um brasileiro, ser chefe do seu próprio negócio está em uma das primeiras posições. O número tem crescido cada vez mais, mostrando a força do empreendedorismo no país. Em 2016, o índice chegava a 39,3% do número de entrevistados.

É fato um fato que trocar o dia-a-dia de funcionário e se tornar seu próprio patrão é o desejo de muitas pessoas. Mas, para chegar lá não é um mar de rosas. É um caminho difícil que precisa ser planejado e seguir algumas etapas para não quebrar a cara e desistir no meio da jornada.

Para isso, nossa equipe preparou uma lista com 7 dicas para você seguir e dar os primeiros passos rumo a ser sua própria chefe.

expectativa e realidade1

Confira a seguir dicas para fazer esta transição com sucesso:

 

Crie um plano de negócios

Mesmo para começar pequeno você deverá criar um plano de negócio. Este documento será seu mapa com todas atividades que você terá que desenvolver.

Este plano de negócio poderá ser alterado a qualquer momento de acordo com as circunstâncias, mas precisa ser feito de forma consciente e com o pé no chão. As perguntas essenciais que você deve responder neste ‘mapa’ são:

  1. Em quê vou investir meu tempo e dinheiro?
  2. Por que vou iniciar neste negócio? (Qual meu propósito maior?)
  3. Quem são meus clientes em potenciais no momento e quem pode ser meu cliente no futuro? (amigos, familiares, trabalho, faculdade)
  4. Como vou conseguir esses clientes? Através das redes sociais, visitas porta-porta?
  5. Quem são meus principais concorrentes?
  6. Como vou fazer a gestão financeira do meu negócio?
  7. Quais são as minhas métricas, estratégias e planos de ação para alcançar os meus objetivos?

plano-de-negocio-mapa-e-homem

Na prática, esse plano de negócios nada mais é do que as suas metas colocadas no papel — com o intuito de trazer clareza, aumentar foco na sua produtividade e ajudar o seu trabalho a se tornar algo real.

Avalie seus objetivos

Se você pensa que sendo sua própria chefe conseguirá fugir das cobranças d dia-a-dia, pense melhor.

Apesar de não ter que responder a um ‘chefe’, você como pequena empreendedora terá uma lista de pessoas para dar satisfações, como clientes, fornecedores, parceiros de negócio e bancos.

Excellent Customer Service Evaluation

Tirar férias quando quiser, folgar os dias que estiver afim, trabalhar menos são alguns mitos da vida de empreendedor.

A partir do momento que você decide ter seu próprio negócio você deverá se dedicar mais para que consiga prosperar.

Trabalhar com foco apenas no dinheiro também não trará realização a longo prazo, como dito no tópico anterior, você deverá ter um propósito maior que te dará energia e vontade de acordar e cair no batente todos os dias.

Identifique boas oportunidades

Um dos primeiros passos para deixar o emprego de lado e apostar no empreendedorismo é identificar uma oportunidade de negócio.

Ideia de negócio é diferente de oportunidade de lucrar.

Ter uma ideia, boa ou ruim, não faz de ninguém empreendedor. Já aproveitar uma boa oportunidade está na premissa básica dessa profissão.

Para investir tempo e dinheiro no seu próprio negócio, você deve buscar algo que seja sólido, que proporcione recorrência de vendas e que traga retorno financeiro.

identificar-boa-oportunidade-de-negocio

Não basta ter uma simples ideia, muito menos identificar a oportunidade, a construção de um negócio de sucesso está baseada na execução, ou seja, em como você vai aproveitar a oportunidade. Entendeu?

A ideia de trabalhar revendendo produtos não fará você ser sua própria chefe, mas (aí vem a oportunidade) ao identificar uma empresa que ofereça produtos de alta qualidade, com preço acessível e baixo investimento inicial para começar a revender vai te entregar de mão beijada a faca e o queijo para se tornar uma empreendedora – conheça mais sobre esta empresa clicando aqui.

Arrisque

O medo faz com que a pessoa perca várias oportunidades. Deixar que ele o domine na hora de empreender pode trazer consequências ruins para o negócio, como a estagnação.

Não estamos dizendo para arriscar tudo e viver sempre assim, mas às vezes as oportunidades se concentram fora da zona de conforto.

Antes de começar a empreender, treine essa habilidade no dia a dia. Que tal adquirir hábitos diferentes dos quais você está acostumado? Sair da rotina por alguns dias pode ser uma motivação no início, depois introduza uma atividade diferente no cotidiano e o mais importante: tenha iniciativa.

A partir do momento que você toma as rédeas da sua vida e passa a ser mais decidido, a sua personalidade é moldada. Consequentemente, isso refletirá nos negócios, já que você buscará sempre o novo para surpreender os clientes e fazer com que o empreendimento cresça.

Capacite-se para desenvolver

O mercado moderno tem exigido cada vez mais dos profissionais. Isso porque as mudanças ocorrem em ritmo acelerado, fazendo com que as pessoas precisem se adaptar para se manter no mercado competitivo.

Por esse motivo, investir em capacitação por meio de cursos, especializações e outras formas de desenvolvimento o colocará à frente de seus concorrentes. Isso se torna ainda mais importante quando a pessoa deseja ser sua própria chefe.

curso_ouvidoria

Empreendedores que conseguem atingir o sucesso, geralmente, estão em constante busca por conhecimento. Eles sabem que as tecnologias mudam, bem como as necessidades do mercado e as peculiaridades do empreendimento. Por isso, se o seu desejo é empreender, procure capacitação.

Para facilitar criamos uma lista com 6 Cursos de Vendas Grátis. Clique aqui para acessar o post.

Conheça seu perfil

Não basta abrir uma empresa para se tornar um bom empreendedor. Ser sua própria chefe exige uma mudança de atitude.

A capacidade de tomar decisões e iniciativa, por exemplo, são características que terão que ser trabalhadas e desenvolvidas, caso você não as tenha naturalmente.

É bom saber também que nem todo empreendedor é igual, algumas pessoas tem maior facilidade para números, outros para controles administrativos e outros tem o dom da venda.

Você deve conhecer suas forças e suas fraquezas. Não adianta querer fazer tudo sozinha se você não é boa em alguma coisa e acabar se atrapalhando.

Quer saber se você tem perfil para trabalhar com Revenda? Clique aqui e acesse um QUIZ elaborado pela nossa equipe (depois me manda seu resultado).

Invista em Marketing Pessoal

No início é bem provável que sua carteira de cliente será composta de amigos, familiares e conhecidos que já possuem alguma ligação com você. Por isto, é importante trabalhar seu marketing pessoal para que seu negócio prospere.

Estar em contato com antigos amigos de trabalho, amigos de outras área de atuação é muito importante, pois isto aumentará seu networking e fará que novas clientes apareçam criando consequentemente novas vendas.

Carreira1_shutterstock_187833752-624x432

Utilize todas armas para divulgar seu negócio e se auto-promover. Marque presença em feiras, eventos, bazar, workshops de sua área de atuação e seja vista!

Lembre:se “Quem não é visto não é lembrado”, então seja vista!

Confira também: Dicas para divulgar seu negócio Online e Formas de divulgar seu produto Offline (fora da internet)

Seja persistente

Sabe aquele ditado: a pressa é inimiga da perfeição? Pois bem, ele se aplica perfeitamente nessa jornada empreendedora.

A ansiedade muitas vezes atrapalha o fluxo natural das coisas, fazendo com que as pessoas desistam com facilidade do objetivo.

No mundo dos negócios, isso não é diferente. Na pressa de obter lucro e ver o empreendimento prosperar, muitas pessoas pulam etapas, o que pode acabar com o negócio.

Além de manter a calma, ter um planejamento detalhado é fundamental.

Conseguir as primeiras vendas ás vezes pode levar dias, mas não se desespere. Lembra o plano de negócios que você fez (espero que tenha feito)? Ele será seu guia nesta hora.

Veja se você já ofereceu seu produto/serviço aos clientes certos, se você fez a abordagem e venda da forma correta e etc.

Não seja ansiosa, cada coisa tem o seu tempo para acontecer. Ao persistir, as suas chances de obter sucesso com o empreendimento são bem maiores. Isso vale principalmente nesse início, já que ele envolve aprendizados e grandes desafios.

quer ser uma revendedora?

 

Para ser sua própria chefe é preciso determinação, foco, estudo, dedicação e seguir as dicas que apresentamos.

Esperamos que você dê seus primeiros passos logo e que eles sejam tranquilos daqui para frente!

Boa sorte!

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *