Organize suas finanças e tenha tranquilidade financeira

Dívidas, cobranças, falta de crédito e principalmente falta de dinheiro são coisas que tiram o sono de qualquer pessoa.

Então para ter uma tranquilidade financeira é fundamental ter um planejamento das receitas (saber quanto você ganha), custos (conhecer seus custos mensais) e tentar fazer investimentos que gerem uma renda extra e proporcione uma folga no orçamento.

Veja algumas dicas para quem deseja colocar um ponto final nas dívidas, repensar a situação atual, reorganizar as finanças e equilibrar o orçamento financeiro familiar.

#1 –  Liste todas suas despesas que você tem regularmente: aluguel, prestação de carro, educação, alimentação, transporte e etc. (tente reduzir radicalmente suas despesas ao máximo que puder.)

#2 – Liste todos seus vencimentos e receitas que você possui: salário, investimentos, pensões e etc.

#3 – Mapeie suas dívidas: empréstimos, cartão de crédito, financiadoras para renegociar uma por uma, banco existe pra isso.

#4 – Pense direitinho antes de fazer uma nova dívida. Regrinha básica: a) preciso disso? b) posso comprar? c) se não posso, vou ter dinheiro quando o cartão chegar? Vontade é uma coisa que dá e passa.

#5 – Busque formas de economizar e guardar dinheiro. Se você não consegue guardar dinheiro pare de fazer essas coisas.

#6 – Priorize: quando necessário, planeje cada compra, gasto ou desembolso.

#7 – Crie uma perspectiva: procure chegar ao fim do mês com menos compromissos do que a sua renda é capaz de comportar.

#8 – Aumente sua renda com trabalhos extras; revender produtos e confeccionar artesanatos excelente fonte de receita. (veja 6 formas de obter renda extra)

Conhecer onde, como e com o quê você gasta ou investe seu dinheiro é o primeiro passo para organizar sua vida financeira. Outra parte fundamental é ter sempre uma renda extra no orçamento, isto ajuda com que você não chegue no final do mês com dívidas pendentes e sem dinheiro no bolso.

Deixa nos comentários se essas dicas são úteis pra você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *