Não consegue guardar dinheiro? Então para de fazer essas coisas

Você é daquelas pessoas que geralmente o salário acaba antes de terminar o mês? Você não consegue guardar dinheiro e fazer aquela poupança que você tanto sonha?

Se a resposta for sim saiba que você não está só. Boa parte dos brasileiros vivem na mesma situação.

Listamos algumas sugestões que incluem cortes específicos, mudanças de hábitos financeiros, forma de que você administra seu dinheiro e muito mais.

Confira a seguir algumas dicas que você deve seguir o quanto antes para finalmente parar de gastar à toa e conseguir guardar dinheiro:

 

Pare de achar que ficar no facebook é mais importante do que fazer um planejamento financeiro

Enquanto você der prioridade a outros assuntos e desprezar o planejamento financeiro, você não vai conseguir guardar dinheiro.

Assim como você dedica tempo aos estudos, trabalho, família, praticar exercícios, ficar na internet e etc. parte do seu tempo deve ser dedicado a refletir sobre sua saúde financeira.

A mudança de seus hábitos de consumo e sua educação financeira irá acontecer quando você se dedicar e começar a enxerga-la como algo fundamental na sua vida.

Você deve encontrar razões que proporcione a vontade de polpar e prazer em economizar. Essas razões pode ser trocar de carro, comprar sua casa própria ou fazer uma viagem.”

Para fazer o planejamento financeiro é necessário você investigar e documentar todas suas receitas, despesas e investimentos.

Com isto é possível você se programar e identificar quais despesas podem ser cortadas e quais investimentos você pode fazer para maximizar suas receitas.

Pare de fazer o cartão de crédito seu cúmplice

Satisfazer todas suas vontades sem se preocupar com o rombo que elas podem causar em seu planejamento financeiro seria ótimo né?

Mas a realidade é dura e o orçamento deve ser seguido a risca para você conseguir guardar dinheiro.

Encarar a frustração de não comprar algo é muito difícil para algumas pessoas, e geralmente usam o cartão de crédito como cúmplice para matar essa vontade. Porém o cartão de crédito se utilizado da maneira errada pode trazer muitas dores de cabeça.

Por isto é sempre bom ficar atenta ao uso dele. Use cartão de crédito de forma consciente e para comprar coisas que são realmente importantes para você.

Lembre-se, é mais fácil encarar a frustração de não comprar algo do que lidar com uma dívida e todo stresse que ela pode causar.

 

Pare de subestimar os pequenos gastos, eles atrapalham a guardar dinheiro

A ideia não é cortar aquele sorvetinho após o almoço, cervejinha do happy hour com os amigos, ou dizer que você pare de gastar com itens supérfluos, mas sim que você enxergue a necessidade de guardar dinheiro.

Acima disso tudo, o mais importante é que você faça uma reflexão sobre seus gastos (mesmo que sejam pequenos) e anote todos – cafezinho na padaria, docinho da tarde, salgado da lanchonete e etc. – desta forma será possível entender exatamente qual é o destino do seu dinheiro e consequentemente fazer melhores escolhas, evitando o consumo desnecessário.

Prioridade de gastos é algo muito subjetivo, o ideal é você definir um orçamento para esses pequenos gastos e com ele fazer a distribuição das suas escolhas.

Mas fique sempre acompanhando e anotando cada detalhe para garantir que o orçamento seja respeitado.

 

Pare de ignorar as promoções e dicas dos supermercados

Quanto do seu orçamento é destinado a alimentação?

Acredito que seja uma fatia considerável, visto com que as compras de supermercados estão caríssimas e levando embora boa parte do nossos salário, mas infelizmente se lamentar não vai adiantar nada. O importante é se planejar.

Uma forma de conseguir economizar no supermercado é fazer compras em atacarejos, observar calendários de promoções – às quartas-feiras, por exemplo, é comum encontrar ofertas de frutas e verduras – e comprar produtos de marcas próprias do supermercado.

Outra dica essencial é fazer uma lista. Ainda que a sugestão seja bem batida, talvez seja a hora de rever como você faz isso.

O ideal é que a lista seja feita com um olho no papel e outro na despensa ou na geladeira para que ela inclua apenas o que está faltando e nenhum item repetido.

Com certeza, seguindo essas dicas você verá o quanto irá economizar e poderá guardar dinheiro.

 

Não deixe a organização para depois. Foco na arrumação.

Segundo a empresa Seja Personal Organizer, especializada em serviços de gestão de rotina, uma vida mais organizada pode gerar uma redução de até 30% dos gastos mensais. Isso mesmo, 30% que podem ser poupados.

Quando você começa a administrar melhor seus pertences, suas roupas, sua casa e etc, é possível se dar conta e avaliar o que é realmente necessário e o que faz você perder tempo.

Ao organizar seu armário, por exemplo, é possível encontrar algumas roupas que você não usa faz tempo (ou até mesmo que nunca usou) e que pode combinar com outros looks, evitando a necessidade de comprar roupas novas.

Ao organizar sua dispensa e deixar tudo em seu lugar, faz você lembrar de cada item e não vai acontecer de comprar produtos repetidos que já possua em casa.

 

Tenha uma fonte de renda extra, isto ajuda a guardar dinheiro

Ganhar dinheiro extra é sempre bom né? Principalmente quando você tem algum objetivo, isto motiva mais.

As vezes, quando mesmo economizando fica difícil de sobrar dinheiro para poupar, a melhor opção é ir atras de uma renda extra que complemente o orçamento e ajude a guardar dinheiro.

Existem algumas formas de obter renda extra, neste post listamos algumas >> 6 Formas práticas de ganhar dinheiro extra na crise

Uma das mais comuns é a revenda de produtos. Revender produtos sempre foi e continuará sendo uma fantástica oportunidade de negócios para pequenos empreendedores que desejam obter uma renda extra e guardar dinheiro.

Há muito tempo este tipo de trabalho completa a renda de milhares de empreendedores autônomos.

Aqui na Brunet Elegance  não é incomum vermos casos de pessoas que largou o emprego tradicional e tornou a atividade de revenda como fonte de renda principal.

Caso queira se tornar uma revendedora e obter uma renda extra para guardar dinheiro, clique aqui e saiba mais.

como se tornar uma revendedora e guardar dinheiro
como se tornar uma revendedora e guardar dinheiro

 

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e deixe nos comentários o que você achou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *